Sea Tree é o nome do fantástico projeto do arquiteto holandês J. Koen Olthuis, fundador da Waterstudio.NL, escritório de arquitetura especializado em estruturas flutuantes.
Partindo do princípio " Quanto mais construímos, mais deslocamos a fauna e a flora" Koen resolveu projetar um edifício destinado somente a plantas e animais. Ciente de que existe pouco espaço para isso nas cidades, o arquiteto pretende tirar proveito das rios e lagos urbanos.
A Árvore Marinha consiste em uma torre flutuante de cerca de 30 metros de altura, de 6 a 8 metros sob a superfície, que tem como objetivo servir de refúgio para plantas, animais marinhos e pássaros, por exemplo. Assim, na água ficariam os animais e plantas aquáticas e no alto as aves e plantas terrestres.
A estrutura do projeto é semelhante à de uma usada para construir plataformas de petróleo no mar. Segundo Olthuis, projetos como esse podem aumentar a fauna e flora das cidades grandes, ajudar a limpar rios poluídos e absorver a água da chuva.
"Quero que seja um primeiro passo para que os arquitetos percebam que não podemos construir apenas para nós (humanos)", disse Olthuis, com o objetivo de conscientizar os outros arquitetos para a importância da preservação do meio ambiente, quebrando antigos padrões e conceitos, com a finalidade de enxergar mais além, vendo assim, a arquitetura com outros olhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário