Quando se fala de ciclovias aqui em São Paulo, ou em qualquer cidade grande, você deve pensar: "ha... seria legal, mas impossível neh... poxa uma cidade cheia de carros, ônibus, caminhões, desenvolvida exclusivamente para o transporte automotivo, encher de bicicleta e ciclovias é uma utopia!"
fonte : Estadão.com
Pois mentira!
Para nos inspirar, hoje temos um dos maiores exemplos de luta pelo direito do ciclista na Holanda, uma cidade na época destruída em prol dos automóveis, edifícios foram para o chão para o progresso de avenidas automotivas, praças e parques transformados em estacionamentos gigantescos, pessoas morreram atropeladas ou em acidentes de carros, e logo a paisagem começou a ficar cinza (alguma semelhança não é mera coincidência).
Cansados de verem esse desenvolvimento mortuário, as pessoas (pais da maioria das crianças que morreram por acidentes automotivos) começaram a cobrar do governo uma atitude, a crise do petróleo próxima, a primeira atitude foi fechar os centros das cidade para os carros, e deixar os domingos nas cidades livres dos mesmos, para que as pessoas pudessem ter uma ideia do que seria a cidade sem os automóveis. Logo os ativistas tomaram vez com protestos e manifestações em pontos estratégicos. Hoje as bicicletas são parte irremovível do patrimônio histórico da Holanda.
Vídeo explicando como os holandeses conseguiram suas ciclovias:
Aperte no CC para escolher a legenda.
Não deixe a bicicleta e o sonho de uma cidade melhor, ser só um desenho na parede!
Que o sonho seja real!
Fonte: revista época.
Que tal começar experimentando as ciclovias já existentes em São Paulo:
Fonte : uol.com.br
Agradecimentos à:
Nenhum comentário:
Postar um comentário