quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Parque para brincar e pensar

Formado em São Paulo, no ano 2000, o Contrafilé é um grupo de investigação e produção de arte que trabalha a partir de sua experiência cotidiana, que desenvolve trabalhos de intervenção pública promovendo encontros criativos com diferentes pessoas, grupos e comunidade, aqui eu mostro as fotos do parque para brincar e pensar, localizado numa comunidade carente de São Paulo.














Brinquedo sonoro:



composteira:








Eles trabalham com a reutilização de materiais descartados no próprio lugar, e ao mesmo tempo criam opções sustentáveis para os moradores como a composteira vista numa foto ai em cima.
Muito legal, neh?

http://parqueparabrincarepensar.blogspot.com/




segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Casa voadora

A Pixar com o filme "UP" inspirou o pessoal da National Geographic a tornar realidade algo que niguém, (vamos dizer...) "botava fé" ...rs





Através da serie "How Hard Can It Be" (Quão Difícil Pode Ser?), eles inflaram por volta de 300 balões de ar, se desafiaram e conseguiram construir uma casa voadora feita com balões!



Da ficção diretamente para a realidade, eles conseguiram inspirar uma luta por causas teoricamente perdidas, dando vida aos sonhos e desejos.



Veja o vídeo aqui:



Para mais informações: http://video.nationalgeographic.com/video/national-geographic-channel/specials-1/how-hard-can-it-be/ngc-a-house-in-flight/


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Hortas verticais!

Sempre quis ter uma horta em casa, como moro em apartamento fico com pouco espaço para ter-la, então selecionei um conjunto das melhores soluções, mais sustentáveis e mais reais (por questão de escoamento e umidade) para se realizar uma horta vertical.
Horta na parede feita com calha:

Por : Suzanne Forsling , mas esta ainda me faz perguntar aonde cairia água se fosse dentro de casa?
http://www.viladoartesao.com.br/blog/2011/01/fazendo-uma-horta-na-parede/


Já esta ideia  mais consistente, com um sistema mais desenvolvido é da Farm Shop, em Londres: http://farmlondon.weebly.com/farmshop.html


Horta no sul da Coréia
http://greenupgrader.com/16857/3-gorgeous-vertical-gardens/


E aqui da a dica de como fazer :
http://www.ideiasgreen.com.br/2011/10/como-fazer-uma-horta-vertical-com-calha.html


Por: Mark DeMitchell and Mike Tarzian


Seguindo a linha do faça você mesmo Britta Riley e Rebecca Bray ensinam você a fazer sua "window farm" (fazendinha de janela):



Garrafas pet se transformam em suporte vertical para horta




http://www.windowfarms.org/

Sua horta  de janela Também pode ser feita com vasos e um sistema de irrigação e escoamento de água mais simplificado:


    
vertical garden ikea

Aqui você pode pendura-la e levar para onde você quiser, só não esquece de levar o vasinho em baixo para receber o excesso de água!

DIY Planters


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Hiriko!

É o nome do microcarro desenvolvido por engenheiros do M.I.T (Massachusetts Institute of Technology) para ajudar a melhorar o trânsito e combater a poluição.


O pequeno veículo que se encolhe quando estacionado, começa a ser testado no próximo ano em Bilbao, na Espanha.

Uma vez estacionado, o eixo dianteiro do carro sobe sobre a parte traseira, diminuindo o comprimento do carro em até 30% e facilitando a entrada e saída de passageiros, devido a sua posição mais alta.



O veículo começará a ser vendido somente em 2014 e custará 12,5 mil euros, o equivalente a R$ 28,6 mil.








E aqui o protótipo do carro, com a escala humana:




Abaixo segue um vídeo para entender melhor este projeto:


Canos de PVC se transformam em vasinhos de flores


 Que tal pintar aqueles canos de PVC (extremamente poluentes para o meio ambiente) que sobraram da reforma ai de casa, e reutiliza-los como um vaso de plantas?
























Essa é uma ideia de :http://www.fxballery.com

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Engradados Pop!!!


Ótimas idéias de como reutilizar engradados, é só utilizar a criatividade!!


Móveis e lustre da Made. Buffet, banco e estante Alon Meron. Bancos e cadeira da israelense Naty Moscovich , pioneira neste tipo de arte e a Poltrona Stefan Lie Design Studio.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Coexista :)

Que tal este exemplo de coexistir?

Norbert Damm, del santuario de animales de Lehnitz, alimenta a seis jabalíes lechones ante la mirada atenta de Baby, el bulldog francés que los adoptó casi como hijos (© AP Photo/Michael Sohn)

Norbert Damm, del santuario de animales de Lehnitz, alimenta a seis jabalíes lechones ante la mirada atenta de Baby, el bulldog francés que los adoptó casi como hijos (© AP Photo/Michael Sohn)

No santuario de animais Lehnitz, em Berlin, Alemanha, este lindo Buldog chamado "baby" adotou todos estes filhotes javalis e os trata como seus próprios filhos.

Norbert Damm, del santuario de animales de Lehnitz, alimenta a seis jabalíes lechones ante la mirada atenta de Baby, el bulldog francés que los adoptó casi como hijos (© AP Photo/Michael Sohn)

Norbert Damm, del santuario de animales de Lehnitz, alimenta a seis jabalíes lechones ante la mirada atenta de Baby, el bulldog francés que los adoptó casi como hijos (© AP Photo/Michael Sohn)

Fonte:http://latam.msn.com/




sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Escultura de Árvore!!!

Achei essa árvore "Tree of Life", no Animal Kingdom, em Walt Disney World maravilhosa, assim como os mistérios que a natureza esconde... Cada vez que olho para ela descubro mais algum ser oculto, do mesmo modo que ao observarmos a natureza, descobrimos cada vez mais coisas mágicas... Me encanta a idéia de como podemos encontrar um universo inteiro em uma única árvore!


Deixo algumas frases de nomes sábios que, observando a natureza, chegaram ás suas próprias conclusões:


"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." - Goethe


"A natureza reservou para si tanta liberdade que não a podemos nunca penetrar completamente com o nosso saber e a nossa ciência" - Goethe 


"É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve." - Victor Hugo


"A natureza é uma arte que desconhecemos." - Papa Alexandre


"A natureza não faz milagres; faz revelações." - Carlos Drummond de Andrade


"Toda a natureza é uma harmonia divina, sinfonia maravilhosa que convida todas as criaturas a que acompanhem sua evolução e progresso" - Tsai Chih Chung


"A natureza não faz nada em vão." - Aristóteles


"Como a natureza sabe, sem diversidade não existe evolução." - Isaías Raw


"A Natureza revela-se como força potentíssima, majestade inesgotável de energias que usa de grande variedade na sua ordem e na criação das coisas." - Duarte Pacheco


"A natureza é grande nas coisas grandes e grandíssima nas pequeninas." - Saint Pierre


"Para dar ordens à natureza é preciso saber obedecer-lhe." - Francis Bacon


"A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável." - Jean - Jacques Rousseau


"Eu também quero a volta à natureza. Mas essa volta não significa ir para tráz, e sim para a frente." - Friedrich Nietzsche


"A natureza é sábia e justa. O vento sacode as árvores, move os galhos, para que todas as folhas tenham o seu momento de ver o sol." - Humberto de Campos


Bom feriado a todos!!!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Árvore Marinha - Sea Tree

Sea Tree é o nome do fantástico projeto do arquiteto holandês J. Koen Olthuis, fundador da Waterstudio.NL, escritório de arquitetura especializado em estruturas flutuantes.
Partindo do princípio " Quanto mais construímos, mais deslocamos a fauna e a flora" Koen resolveu projetar um edifício destinado somente a plantas e animais. Ciente de que existe pouco espaço para isso nas cidades, o arquiteto pretende tirar proveito das rios e lagos urbanos. 


A Árvore Marinha consiste em uma torre flutuante de cerca de 30 metros de altura, de 6 a 8 metros sob a superfície, que tem como objetivo servir de refúgio para plantas, animais marinhos e pássaros, por exemplo. Assim, na água ficariam os animais e plantas aquáticas e no alto as aves e plantas terrestres.



A estrutura do projeto é semelhante à de uma usada para construir plataformas de petróleo no mar. Segundo Olthuis, projetos como esse podem aumentar a fauna e flora das cidades grandes, ajudar a limpar rios poluídos e absorver a água da chuva.


"Quero que seja um primeiro passo para que os arquitetos percebam que não podemos construir apenas para nós (humanos)", disse Olthuis, com o objetivo de conscientizar os outros arquitetos para a importância da preservação do meio ambiente, quebrando antigos padrões e conceitos, com a finalidade de enxergar mais além, vendo assim, a arquitetura com outros olhos.